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1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Sitemtc-m16d.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGPDW34R/3U662TL
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m16d/2019/10.01.12.21
Última Atualização2019:10.01.12.21.23 (UTC) simone
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m16d/2019/10.01.12.21.23
Última Atualização dos Metadados2022:07.08.20.09.24 (UTC) administrator
Chave de CitaçãoPintoGuer:2019:FrCoAc
TítuloFramework de controle de acesso baseado em gamificação
FormatoOn-line
Ano2019
Data de Acesso11 maio 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos1
Tamanho75 KiB
2. Contextualização
Autor1 Pinto, Weslei Luiz de Paula
2 Guerra, Eduardo Martins
Grupo1
2 LABAC-COCTE-INPE-MCTIC-GOV-BR
Afiliação1 Faculdade Tecnológica de São José dos Campos (FATEC)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 weslei.paula@fatec.sp.gov.br
2 guerraem@gmail.com
EditorSantos, Rafael Duarte Coelho Dos
Mattos, Ariane Frassoni Dos Santos De
Mello, Carina Barros
Queiroz, Gilberto Ribeiro De
Vasconcelos, Leandro Guarino De
Vieira, Luis Eduardo Antunes
Forti, Maria Cristina
Gatto, Rubens Cruz
Nome do EventoSeminário de Iniciação Científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SICINPE)
Localização do EventoSão José dos Campos
Data12-13 ago. 2019
Editora (Publisher)Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Cidade da EditoraSão José dos Campos
Título do LivroAnais
OrganizaçãoInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Histórico (UTC)2019-10-01 12:21:55 :: simone -> administrator :: 2019
2020-01-06 12:48:42 :: administrator -> simone :: 2019
2020-05-07 19:08:55 :: simone -> administrator :: 2019
2022-07-08 20:09:24 :: administrator -> simone :: 2019
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavegamificação
ResumoA gamificação (do original do inglês: gamification) corresponde ao uso de mecanismos de jogos orientados ao objetivo de resolver problemas práticos ou de despertar engajamento entre um público especifico. Com frequência cada vez maior, esse conjunto de técnicas tem sido aplicado por empresas e entidades de diversos segmentos como alternativas às abordagens tradicionais, sobretudo no que se refere a encorajar pessoas a adotarem determinados comportamentos ou a familiarizarem-se com as funcionalidades da aplicação. O conceito de gamificação está cada vez mais frequente entre aplicações cientificas que buscam o apoio da sociedade, o que é conhecido como citizen science. Dessa forma, isso não é só aplicado como estratégia de marketing pelo mercado, como também em aplicações que buscam o maior aproveitamento de perspectiva subjetiva em aplicações cientificas. Um grande exemplo de aplicação dessa técnica é para identificação e classificação de imagens. Para simplificar a construção desse tipo de aplicação, existem alguns componentes reutilizáveis que provêem algumas funcionalidade de gamificação. Normalmente, esses componentes são implantados em servidores na internet que podem ser utilizados por diversas aplicações. Exemplos de funcionalidades desses componentes são: registro de pontos, registros de conquistas e criação de rankings. O framework Esfinge Gamification provê uma solução baseada em metadados para a implementação mais flexível e desacoplada desse tipo de solução. Geralmente, jogos que possuem restrições têm os recursos desbloqueados conforme o progresso do personagem ou a consecução de algum objetivo. Aplicações que implementam lógicas de gamificação costumam possuir esta abordagem para condicionar comportamentos em seus usuários a partir de regras de autorização. Restrições de uso aumentam o empenho dos usuários para a obtenção de novas funcionalidades ou recursos. Isto é reconhecido na área da Psicologia Comportamental como reforço negativo. Atualmente o Esfinge Gamification não possui funcionalidades deste tipo, portanto, este trabalho é motivado pela oportunidade da criação de funcionalidades de autorização baseadas em conquistas existentes no framework. Para isto o Esfinge Guardian foi integrado ao Esfinge Gamification, possibilitando a utilização de mecanismos de autorização em aplicações Java a partir da definição de metadados via anotações, para assim, desencadear comportamentos de autorização transparentes na aplicação.
ÁreaCOMP
TipoCOMP
Arranjo 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > LABAC > Framework de controle...
Arranjo 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2019 > Framework de controle...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreementnão têm arquivos
4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGPDW34R/3U662TL
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGPDW34R/3U662TL
Idiomapt
Arquivo Alvo2019 WESLEY LUIZ.pdf
Grupo de Usuáriossimone
Grupo de Leitoresadministrator
rafael.santos@inpe.br
simone
Visibilidadeshown
Licença de Direitos Autoraisurlib.net/www/2012/11.12.15.19
Detentor dos Direitosoriginalauthor yes
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3ESGTTP
8JMKD3MGPDW34P/478H8JH
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m19@80/2009/08.21.17.02
6. Notas
NotasBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition numberofvolumes orcid pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readpermission resumeid schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype volume
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
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